UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: Educação e Tecnologia Contemporânea
CARGA HORÁRIA: 60 h
PROFESSORA: Profa. Ms. Lêda Rodrigues Vieira.
PERÍODO: 2011.1
O uso de imagens fílmicas no ensino e na pesquisa histórica
Tema: Educação e Tecnologia no mundo atual
Diz-se que ‘entramos na civilização da imagem’. Estranha amnésia. O culto das imagens fabricadas pela mão do homem tem pelo menos 10.000 anos. Sempre foram adoradas, veneradas, glorificadas – ou então, execradas como demoníacas ou perversas. Isso é a mesma coisa pelo avesso. É verossímil que tal poder das imagens foi declinando no decorrer dos tempos e somos talvez nós, na era da televisão quem acredita menos nessa força. (DEBRAY, Regis, 1994, p. 12).
A proposta desta atividade, inserida no contexto da disciplina Educação e Tecnologia Contemporânea, é usar o filme como recurso didático e como documento histórico. O que se busca é oferecer indicações teóricas e metodológicas para que os alunos possam sentir e refletir sobre os recursos audiovisuais, sua linguagem e potencialidades como documento e como instrumento metodológico no cotidiano da sala de aula universitária e da escola básica.
Assistiremos ao filme : Minority Report.
Minority Report - A Nova Lei (Steven Spielberg): Washington, 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para um elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho há seis anos atrás em virtude de um criminoso que o seqüestrou. O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado e há um "relatório menor", uma documentação de um dos raros eventos no qual o que um precog viu é diferente dos outros. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.
ORIENTAÇÃO/ROTEIRO DE DISCUSSÃO/FICHA DE LEITURA
Nome do Aluno:
Graduando (a) em Licenciatura Plena em História
1. Cinemateca/Ficha técnica
Título original: (Minority Report)
Lançamento: 2002 (EUA)
Direção: Steven Spielberg
Atores: Tom Cruise, Max von Sydow, Steve Harris, Neal McDonough.
Duração: 146 min
Gênero: Ficção Científica
2. Contexto histórico
Época/ Tempo/ Período:
Lugar e paisagem da representação:
Civilização/Sociedade/Classe Social representada:
3. Temáticas recorrentes:
4. Tema central do filme:
5. Sinopse da história:
6. Aspectos históricos relevantes:
7. Relação do filme com outras leituras (bibliografia, literárias, culturais e outros filmes):
REFERENCIAS:
KORNIS, Mônica Almeida. História e cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 237-250, 1992.
NOVA, Cristiane. O cinema e o conhecimento da história. Olho da História, Salvador, n. 3, 1996. Disponível em: http://www.oolhodahistoria.ufba.br/sumario3.html. Acesso em: 10 ago. 2010.
Consultem o site www.oolhodahistoria.org
OBSERVAÇÃO |
Limite de laudas: Mínimo de 02 e máximo de 03. Data de entrega: 15 de julho de 2011. Valor da atividade: 2,0 pontos. |
Bom trabalho!
Que coisa boa, eu assisti a esse filme há algum tempo, e sempre tive vontade de encontra-lo para comprar, mas eu naum conseguia porque o nome era complicado.
ResponderExcluirEsse filme é muito interessante. No filme percebemos que sistemas aparentemente seguros apresentam falhas, confiamos demais naquilo que acreditamos ser verdade, no entanto, se o sistema falhar uma unica vez, os danos sempre serão irreversíveis.
Esse filme sem dúvida ta na minha lista dos clássicos
Tiago
Esse filme é parte do acervo de obras produzidas para celebrar, anunciar e refletir o século XX e antever o século XXI. Assim como "I.A - Inteligencia Artificial", "O Juiz", "Matrix", "Eu, robô", "O homem bicentenário", "O quinto elemento", "Blade runner", "O exterminador do futuro", entre muitos outros. Com foco no impacto social das hards sciences, a questão ambiental, a sociedade civil, a cultura de massa, e a própria condição do homem frente ao seu tempo. Para mim, "Minority report" é uma obra singela, mas de grande estimulo reflexivo.
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