quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ana Carolina - Só de Sacanagem

Um texto interessante da Elisa Lucinda interpretada na voz belíssima de Ana Carolina que se chama "só de sacanagem". O conteúdo do texto trata da questão ética, principalmente no que se refere a falta de honestidade na política do Brasil. Assista o video e comente.


                                                           Só de Sacanagem - Elisa Lucinda

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
" - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba."
E eu vou dizer:
"- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal".
E eu direi:
" - Não admito! Minha esperança é imortal!"
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final. 

Fatos Históricos

                                                           A Primeira Foto do Mundo


                                                                    A Rosa de Hiroshima




Vitória Russa na Segunda Guerra Mundial


 Apartheid na África do Sul


 Cidadãos francesas choram com a invasão nazista na França



 Homem vitima dos nazistas


 Mortos Após Bombardeio Aéreo


 Mortos nos campos de concentração Nazista


Judeus nos campos de Concentração


 Extermínio em massa


 Após a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima, pediram a essa garotinha que desenhasse sua familia, atordoada, olha o desenho que ela fez.


 Mais mortos nos campos de concentração


 Lampião e seu bando decapitados


 Holocausto


 O Iluminatti Adolf Hitlher


 A Queda do muro de Berlim



 As Lágrimas da Guerra


 Vitória dos Aliados


"Mudam-se os interesses, muda-se o tempo, muda-se o lugar, mas o horror de uma guerra em diferentes tempos e em qualquer lugar é sempre o mesmo"...


domingo, 5 de junho de 2011

Chamada para publicação de artigos ano I nº 2 da revista CONTRAPONTO

Dossiê Temático: História e Ensino de História

CONTRAPONTO – Revista Eletrônica de História (www.revistacontraponto.com) lança a chamada de artigos para a edição ano I nº 2, com dossiê temático de artigos sobre Historiografia e seção livre. O prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 26 de Agosto de 2011. Segue abaixo o texto de apresentação desse número.

Dossiê: História e Ensino de História

A questão do ensino tem se revelado uma temática das mais relevantes no campo da história. Paralelamente às transformações ocorridas na historiografia e no ofício do historiador nas últimas décadas, muitas têm sido também as mudanças que se operaram em sala de aula, no cotidiano da relação entre professores e alunos. É evidente que já não se ensina história como outrora. Novas metodologias, estratégias e experiências incorporaram-se a esse universo, sempre no intuito de tornar o ensino dessa disciplina do conhecimento algo mais atraente e proveitoso para os estudantes que se iniciam nessa área.
Sabendo da importância dessa temática, a Contraponto – Revista Eletrônica de História faz dela o seu próximo dossiê e receberá artigos que contemplem abordagens teóricas e metodológicas sobre o ensino de história. Trata-se de uma demonstração do quanto valorizamos essa questão e por isso queremos trazer para nossas páginas resultados de pesquisas (preliminares, parciais ou concluídas) sobre o universo cotidiano da sala de aula de história ou sobre o que Maurice Tardif denomina por “saberes docentes”.
Conscientes de que o ensino de história é hoje uma empreitada marcada pela diversidade e complexidade, temos certeza de que exatamente por isso deve estar no centro das preocupações do historiadores. Essa chamada para o dossiê se apresenta então como um convite no sentido de que dediquemos um olhar cuidadoso sobre esse domínio do conhecimento. Afinal, aí está o século XXI com seus novos instrumentos e novas tecnologias a nos desafiar, cobrando do historiador/professor reflexões apuradas e pesquisas criteriosas sobre como ensinar história na era da informação.

Maiores informações acesse: http://www.revistacontraponto.com