sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Perfil da Educação no Brasil - Alexandre Garcia e Arnaldo Jabor




Por que investir em educação? 

Investir em educação é investir em qualidade de vida, saúde, segurança...Investir em educação provoca uma espécie de efeito dominó às avessas. Em vez de derrubar, alavanca uma série de setores, como o consumo, a saúde, a habitação, a segurança e por aí vai. Pessoas mais bem instruídas têm empregos melhores, salários maiores e, conseqüentemente, um poder de compra maior.
No Brasil, a educação é sim a origem de grande parte dos males do país; A partir da ignorância da população que se desenvolvem problemas relacionados à cidadania e ao desconhecimento de direitos e deveres. 
Confira os vídeos de Alexandre Garcia e Arnaldo Jabor e reflita sobre seu papel como educador e como cidadão comum. 

Tiago Ferreira

O curioso caso de Benjamim Button - HQ

Olá Pessoal,
Para quem adorou conhecer  Benjamim Button na pele de Bradd Pitt, será bem interessante ler a história de F. Scott Fitzgerald , adaptados por Nunzio DeFillippis e Christina Weir. Uma ótima leitura!!!!
segue o link abaixo :
http://ebooksgratis.com.br/category/quadrinhos/livros-quadrinizados/





esta dividido em duas partes
vale a pena conferir!!!
Lia

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Programa Para o Final de Semana - Assistir Bons Filmes



Pessoal...Algumas sugestões de filmes: Com certeza serão de muita ajuda e diversão!

Por: Ivan dos Santos Monteiro

Ordem: De cima para Baixo

1 - A Lista de Schindler
2 - A Queda - As Últimas Horas de Hitler
3 - Operação Valquiria
4 - Olga
5 - O Pianista
6 - A Vida é Bela
7 - A Conquista da Honra
8 - O Regaste do Soldado Ryan
9 - O Sétimo Selo
10 - Lutero
11 - Joana D'arc
12 - O Que é Isto Companheiro?
13 - A Outra
14 - O Mais Longo dos Dias
15 - A Última das Grandes Guerras
16 - A Escolha de Sofia

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como Éramos Antes da Cerveja


Vídeo Muito engraçado e interessante de uma viagem no tempo...dos tempos atuais até os primórdios!! Muito Legal

domingo, 15 de maio de 2011

XI SEMANA DE HISTÓRIA DA UFPI: “Ano de 1968: abraça o teu amor sem largar as tuas armas”

Apresentação

A Universidade Federal do Piauí – UFPI, através do Centro Acadêmico de História, apresenta a todos a quem possa interessar a XI Semana de História: “Ano de 1968: abraça o teu amor sem largar as tuas armas” que se realizará em Teresina no período de 08 a 12 de Agosto de 2011, no espaço físico da já referida instituição. 
É intenção do Centro Acadêmico, como meio organizador do evento, buscar uma interatividade que possa abranger olhares de pesquisadores que têm maior atuação na área enfatizada, tentando agregar outros vieses discursivos à proposta de observação do devido tempo histórico ao qual se propõe tratar, dentro do evento. 
Este evento visa criar espaços de discussões a respeito dos principais acontecimentos históricos que atravessaram ano de 1968 e que perduram até os dias de hoje. Com o objetivo e finalidade de promover novas e fazer ressurgir antigas reflexões a respeito da política, cultura, arte, comportamento, revolta e contra-revolta, relacionada com a temática geral deste ano, temática esta, que marca profundamente as ações e vivências do homem contemporâneo.

Data: de 08 de Agosto a 12 de Agosto de 2011
Local: Universidade Federal do Piauí – UFPI / Auditório Noé Mendes - CCHL
Realização: Centro Acadêmico de História - Gestão: “Desafi[n]ando a História" 

sábado, 14 de maio de 2011

PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ

Bertold Brecht (1898-1956)

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia, várias vezes destruída,
Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma esta cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu?
Sobre quem triunfaram os Césares?
A decantada Bizâncio tinha somente palácios para os seus habitantes?
Mesmo na lendária Atlântida, os que se afogavam gritaram por seus escravos na noite em que o mar a tragou.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu alem dele?

Cada pagina uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?

Tantas histórias.
Tantas questões.


"Há muito se pensou que os únicos que  se imortalizariam pra sempre na história seriam os reis, principes, os bons escritores, enfim, os grandes nomes. Mas hoje há uma transparência na história quando se tenta resgatar, personagens que não só foram importantes como foram imprescindíveis para a construção de qualquer processo histórico.
O texto, na sua visão critica, põe por terra qualquer visão tradicional, na qual se acreditava que apenas os grandes seriam imortais, enquanto os demais, seriam apenas um mero público para o palco da história."

Segunda Guerra Mundial - Slide Animado

Olá Pessoal...


Estou postando um slide muito interessante que trata das batalhas que foram travadas na Segunda Guerra Mundial...para aqueles que estão ministrando aulas, esse slide será de grande valia para analisar o desenrolar da guerra...Eu trabalhei com esse slide e muitos de vocês pediram para mim...então segue o link para download...Não deixem de baixar...


http://www.4shared.com/document/bXXOkI_z/Segunda_Guerra_Mundial_-_Slide.html


Tiago Ferreira

PUBLICAÇÃO

Prezados alunos,

Para os que me entregaram a atividade 1 da disciplina Educação e Tecnologia Contemporânea, comunico que já realizei a leitura dos textos e sugiro sua publicação neste Blog. Logo que publicarem seus textos, espero que todos realizem leituras e possíveis comentários sobre os mesmos, pois esta é intensão deste Blog: socializar conhecimentos e permitir a crítica construtiva.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

 

Atenciosamente,
Profa. Lêda Rodrigue

terça-feira, 10 de maio de 2011

O Golpe Militar de 1964 - A Censura no Brasil


CÁLICE – CHICO BUARQUE DE HOLANDA

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...(2x)

Como beber
Dessa bebida amarga
Tragar a dor
Engolir a labuta
Mesmo calada a boca
Resta o peito
Silêncio na cidade
Não se escuta
De que me vale
Ser filho da santa
Melhor seria
Ser filho da outra
Outra realidade
Menos morta
Tanta mentira
Tanta força bruta...

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Como é difícil
Acordar calado
Se na calada da noite
Eu me dano
Quero lançar
Um grito desumano
Que é uma maneira
De ser escutado
Esse silêncio todo
Me atordoa
Atordoado
Eu permaneço atento
Na arquibancada
Prá a qualquer momento
Ver emergir
O monstro da lagoa...

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

De muito gorda
A porca já não anda
(Cálice!)
De muito usada
A faca já não corta
Como é difícil
Pai, abrir a porta
(Cálice!)
Essa palavra
Presa na garganta
Esse pileque
Homérico no mundo
De que adianta
Ter boa vontade
Mesmo calado o peito
Resta a cuca
Dos bêbados
Do centro da cidade...

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Talvez o mundo
Não seja pequeno
(Cálice!)
Nem seja a vida
Um fato consumado
(Cálice!)
Quero inventar
O meu próprio pecado
(Cálice!)
Quero morrer
Do meu próprio veneno
(Pai! Cálice!)
Quero perder de vez
Tua cabeça
(Cálice!)
Minha cabeça
Perder teu juízo
(Cálice!)
Quero cheirar fumaça
De óleo diesel
(Cálice!)

Quero me embriagar
Até que alguém me esqueça

(Cálice)


Chico Buarque foi um gênio no que diz respeito a letras de duplo sentido. Sufocado pela ditadura, mas jamais entregue ao regime, o eterno Chico, em sua obra prima (Cálice) utiliza-se da metáfora para exprimir uma severa critica ao regime militar. Na escrita, o sentido de "Cálice" significa o sacrificio de Jesus cristo, mas quando  cantada, a palavra cálice adquire um outro significado, no qual se ouve o grito de "Cale-se".
O Brasil de 64 era um país arrasado, pois em uma terra no qual se cultiva a intolerância, os frutos colhidos por esse país terão sempre um gosto amargo. Cala-se a boca das pessoas, mas mesmo com as bocas caladas, ainda se podia ouvir um eco forte clamando por liberdade, porque no Brasil de 64, "Nada grita tão alto do que o som do silêncio"...

sábado, 7 de maio de 2011

Atividade 01: Produção de Texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: Educação e Tecnologia Contemporânea
CRÉDITOS: 4.0.0 – CARGA HORÁRIA: 60 h
PROFESSORA: Profa. Ms. Lêda Rodrigues Vieira.
PERÍODO: 2011.1

Tema ou Título da produção: A sociedade contemporânea e as novas tecnologias.

A proposta desta atividade, inserida no contexto da disciplina Educação e Tecnologia Contemporânea, é permitir que os alunos adquiram as habilidades/competências de leitura e escrita de textos críticos/argumentativos. Cada texto produzido será publicado no Blog da disciplina, a ser criado pelos alunos com objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas durante a disciplina e incentivar a cultura da produção e divulgação de conhecimentos por meio da mídia eletrônica (internet).

REFERENCIAS

LÉVY,P. A. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

HALL, Stuart. The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In.: THOMPSON, Kenneth (ed.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks, New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997. (Cap. 5)

CARDOSO, Gustavo; CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 2006.

Bom trabalho!

sexta-feira, 6 de maio de 2011


PÁTRIA - Pedro Bruno, 1905

A obra contém vários elementos iconograficos simples, mas abrangem grande significado simbólico para as reperesentações dos idéais republicanos à moda brasileira, sem é claro excluir as influencias das técnicas estrangeiras.
A pintura ilustra um lar de uma família, concentrada em um trecho de uma casa aparentemente em estilo neocolonial brasileiro. Na pintura vemos a bandeira brasileira sendo tecida por mulheres, cercadas por crinaças. A bandeira simboliza a nação em construção, as dimensões também caracterizam a grandiosidade do país em formação, as crinças filhas da república são a nova geração que cresceram sob a guarda segura do novo país. Nas paredes do comodo, observamos pinturas do pai da nação republicana, o Marechal Deodoro da Fonsceca, e o martir da libertação colonial Tiradentes.
A mãe amamentando o bebê veste as cores da republica francesa, ou seria as cores dos Estados Unidos?


Olá para todos!!!

Estamos nós aqui de novo , juntos para mostrar nossos trabalhos e ver as produções uns dos outros. Espero que aqui   seja um banco de ideias bastante criativas e textos bem dinamicos, como a nossa turma é capaz de fazer muito bem.
Boa Sorte a todos e sejam Bem Vindos!!
Lia